Pular para o conteúdo
Início » Blog » A UTILIZAÇÃO DA CORRENTE MENS NO CONTROLE DA DOR E EDEMA, E CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS

A UTILIZAÇÃO DA CORRENTE MENS NO CONTROLE DA DOR E EDEMA, E CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS

A corrente MENS (Microcurrent Electrical Neuromuscular Stimulation), ou Microcorrente, é um método de eletroestimulação que trabalha em baixa frequência, na casa dos microamperes.

Segundo Robinson e Snyder-Mackler (2001) o modo normal de aplicação dos aparelhos de microcorrentes ocorre em níveis que não se consegue ativar as fibras nervosas sensoriais subcutâneas e, como resultado, os pacientes não têm nenhuma percepção da sensação do formigamento tão comumente associada com procedimentos eletroterapêuticos.

Segundo Pereira (1999), é uma corrente contínua de baixa intensidade, ou seja, um milionésimo de amperes correspondem a um microampere, com três formas de pulsos com frequência de 0,5 a 600 Hz e potências de 0 a 300 μA, este método de tratamento pode ser aplicado no pré e pós-operatório, e resulta em uma aceleração cicatricial após qualquer cirurgia.

Falando um pouco sobre a ação da MENS nos tecidos, esta corrente promove um aumento de ATP, e segundo Kirsch e Lerner (1987), a produção aumentada de ATP, provê a energia que os tecidos exigem para construir novas proteínas, aumentando com isso o transporte de íons. Estes processos são essenciais para o desenvolvimento de tecidos saudáveis

A redução inflamatória do edema, o aumento da circulação sanguínea trazendo substância de defesa para o local e o relaxamento de músculos, apressando a cura. A microcorrente é excepcionalmente útil em danos de tecidos moles, como feridas, traumas, pós-cirúrgicos, e, particularmente nos tratamentos de dor residual em longo prazo devido a cicatrizes pós-cirúrgicas (Becker, 1985; Kirsch e Lerner, 1990)

Pensando na Medicina Veterinária, onde os animais denotam uma sensação de dor diferente dos seres humanos, em muitas vezes com maior sensibilidade e até impossibilitando o uso de correntes tradicionais, a MENS ou Microcorrente, por ser uma corrente que não causa nenhuma percepção sensorial, pode ser uma ótima opção, já que além de tratar cicatrização e edemas, ela também auxilia no controle da dor.

Na HTM VET, contamos com um equipamento que possui a corrente MENS. É o Eletroestimulador Vet Portable. Um equipamento totalmente portátil, com dois canais de saída para correntes polarizadas, que é o caso da MENS, e também mais dois canais de saída para corrente bifásicas, como TENS, FES, Eletroacupuntura, entre outras. Além de possuir protocolos específicos para cada corrente.

Para a corrente MENS, contamos também com um kit de acessórios opcionais, com canetas e ponteiras específicas, como ponteira martelinho e ponteira bastão.

A ponteira martelinho, pode ser utilizada para tratamento de processos inflamatórios, controle de dor, processos cicatriciais, entre outros.

Já a ponteira bastão, pode ser utilizada para tratar uma grande área edemaciada, por exemplo.

Dr. Rodrigo Moretti
Consultor Científico Veterinário – HTM VET

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×