Assim como os humanos, os cães também sofrem com doenças na coluna vertebral. E as mais comuns são as discopatias.
As discopatias podem surgir por fatores genéticos, animais idosos ou mesmos por traumas ou lesões.
Sabemos que as principais raças acometidas são:
Dachshund, Beagle, Bulldogs, Corgi, entre outras.
Por ser uma doença muito dolorosa, é necessário um rápido atendimento para minimizar o sofrimento do animal. Além disso, um tratamento tardio pode levar o paciente a complicações mais severas, como paralisação dos membros.
Felizmente existem diversos tratamentos como medicações, cirurgias e fisioterapia.
Chamamos a atenção em especial para a fisioterapia, pois tem trazido resultados incríveis tanto para o pós operatório, quanto para tratamentos que não necessitem de cirurgia.
As fototerapias (LED e LASER), Ozonioterapia, Eletroterapia e Ultrassom Terapêutico são tecnologias que auxiliam muito no tratamento das discopatias, especialmente no alívio a dor, relaxamento e controle da inflamação. E a HTM VET dispõem de todas essas tecnologias, com equipamentos de ponta para trazer o melhor ao seu paciente.
O LED LASER VET através dos cluster e canetas infravermelhos 830nm e o ÁLLOS VET (Ozonio) com aplicações intramusculares paravertebrais, podem ser utilizados para controle da dor e inflamação. O ELETROESTIMULADOR VET, com as correntes TENS, HAIHUA e Eletroestimulação Neuromuscular pode ser utilizado também para controle da dor e fortalecimento muscular da região. Já o Ultrassom Terapêutico pode ser utilizado para promover um relaxamento na região paravertebral.
Para aplicação correta de cada tecnologia citada acima, deve-se levar em conta a fase evolutiva em que o paciente se encontra e os parâmetros corretos de seleção de cada equipamento, sendo essencial o conhecimento dos equipamentos por parte dos profissionais para escolha do melhor protocolo.
Dr. Rodrigo Moretti
Consultor Científico Veterinário – HTM VET