A DAD ou Osteoartrose é uma doença que causa degeneração das articulações dos cães e gatos. Podendo-se apresentar de forma primaria ou secundária.
Sendo de alta relevância na rotina clínica, a DAD afeta grande parte a população de cães e gatos, com ocorrência principalmente nas articulações de joelho, coxofemoral e cotovelo.
Animais obesos e atividades físicas exageradas podem favorecer o surgimento da doença em sua forma primária. Já em sua forma secundária, ocorre em pacientes com uma artropatia pré-existente, como ruptura do ligamento cruzado e displasia coxofemoral.
Por se tratar de uma doença degenerativa, não há cura. No entanto tratamentos com fisioterapia aumentam a qualidade de vida dos pacientes e retardam os processos degenerativos.
A HTM Vet possui equipamentos que atuam diretamente nesses tratamentos, como os Eletroestimuladores Portable e 4 Canais Vet, o LED LASER Vet e Ultrassom Vet.
O Eletroestimulador Portable Vet ou o Eletroestimulador 4 Canais Vet, atuam realizando um reforço na musculatura da região afetada, com a finalidade de promover maior estabilidade articular. E também promovem ação analgésica, minimizando os efeitos negativos da doença ao animal.
Para a manutenção ou aumento de força muscular na região, o profissional poderá utilizar alguma corrente que promova uma eletroestimulação neuromuscular, como as correntes de média frequência ou a corrente FES. E para tratamento de dor, pode-se utilizar a corrente TENS, Eletroacupuntura ou a grande novidade no Eletroestimulador 4 Canais Vet, a corrente HAIHUA. Essa última, conhecida como acupuntura sem agulhas e muito bem aceita pelos animais, promove uma ação analgésica pelos mesmos mecanismos da corrente TENS, associada ao componente magnético no eletrodo, com ação equivalente a 132 agulhas de acupuntura em cada ponteira, promovendo assim uma analgesia imediata.
Fonte: Hummel J, Vicente G. Tratado de Fisioterapia e Fisiatria de Pequenos Animais: São Paulo, Payá, 2019.
Dr. Rodrigo Moretti
Consultor Científico Veterinário – HTM VET