O cavalo tem grande participação no nosso dia a dia. Novos estudam estimam que os primeiros animais desta espécie foram domesticados há 4.200 anos atrás, na região do mar negro. Desde sua domesticação o animal era utilizado principalmente como meio de transporte montado ou mesmo tração de veículos como carroças e carruagens, combates em guerras e batalhas, tração de instrumentos agrícolas, entre outros. Mas atualmente, um dos cenários mais comuns para este incrível animal é a participação em eventos de competições. E são várias! No Brasil por exemplo temos os animais que participam de corridas, mais comum animais da raça Puro Sangue Inglês. Temos também os animais que participam de competições de Hipismo, como o Brasileiro de Hipismo. Já o quarto de milha, é uma raça que possui muita força e agilidade, sendo largamente utilizado em competições para lida diretamente com bovinos, como ranch sorting, team penning, várias modalidades de laço, entre outras.
Sabemos que em muitas vezes, assim como humanos, o animal atleta também vai ao seu limite durante as competições, e precisa de um preparo pré e pós prova, para poder não apenas utilizar de todo seu potencial, como também se recuperar, evitando assim lesões e estando pronto para a próxima competição.
Segundo a M.V. Dra. Fernanda Navogin, da Horse Help, um dos parceiros da HTM Vet, algumas das principais lesões que diminuem o desempenho dos animais são: contraturas musculares, que limitam o movimento e causam dor, lesões fibrosadas ou cicatrizes queloidianas, além de dores agudas ou crônicas causadas por inflamações tendíneas e musculares.
E sabem o que todas essas afecções tem em comum? Podem ser tratadas com o Tecarterapia Vet da HTM Vet.
O Tecarterapia Vet é um equipamento emissor de radiofrequência. A radiofrequência por sua vez irá produzir um calor endógeno no tecido, e esta elevação da temperatura da origem aos efeitos terapêuticos, como a vasodilatação decorrente do aumento da temperatura tecidual e consequente melhoria dos processos metabólicos e de reparo tecidual.
Importante ressaltar que a Tecarterapia produz efeitos atérmicos também, ou seja, que não produzem calor nos tecidos. Ao serem emitidos pulsos de energia eletromagnética é possível otimizar as funções celulares, sem necessariamente promover o aumento da temperatura tecidual.
Com isso teremos um efeito terapêutico positivo nas lesões exemplificadas acima pela Dra. Fernanda.
Relaxamento e recuperação de lesões musculares, quadros inflamatórios, analgesia, cicatrização, são algumas das principais indicações do Tecarterapia Vet e que vão totalmente de encontro com a grande maioria das lesões e do preparo pré e pós competições dos animais atletas.
Quer conhecer melhor essa incrível tecnologia? Entre em contato com a gente!
Dr. Rodrigo Moretti
Consultor Científico Veterinário – HTM VET