O HAIHUA, também conhecido como acupuntura sem agulhas, é uma técnica que traz benefícios tão eficazes quanto os da acupuntura.
As agulhas são substituídas por dois eletrodos que conduzem uma corrente elétrica através da pele.
A corrente elétrica que chega aos eletrodos, estes contendo imãs, geram um campo magnético emitindo uma onda pulsante de audiofrequência, com uma frequência de saída de 400Hz a 1600Hz, o que corresponderia a inserção de aproximadamente 132 agulhas.
Trata-se de um tratamento terapêutico que combina a tecnologia eletrônica com os métodos da acupuntura, visando o equilíbrio e o bem-estar.
Sua ação varia de desobstrução dos meridianos, desbloqueio de estagnações de Qi, tratando os meridianos tendino-musculares (meridianos relacionados aos doze meridianos principais, são mais largos e superficiais, onde circulam as energias defensivas), ativação da circulação sanguínea e reequilíbrio a energia vital do organismo.
Com os eletrodos é possível estimular os pontos de acupuntura e até ‘varrer’ os meridianos que apresentam algum tipo de estagnação. O tecido celular recebe as cargas dos eletrodos e altera-se, equilibrando a proporção entre íons de sódio e de potássio. Isto fortalece a célula e aumenta a sensibilidade da pele.
A onda que emana ativa diversas substâncias químicas do organismo, fazendo a desobstrução dos meridianos, ativando a circulação do sangue e reequilibrando a energia vital do organismo, inclusive, podendo recuperar os tecidos.
É possível controlar a potência, isto é feito de acordo com a sensibilidade do paciente. A intensidade e a duração das aplicações são determinadas pelas condições de saúde e resistência de cada um. Geralmente, uma sensação de leve dormência na região da aplicação oferece os melhores resultados.
Este sistema não é energia eletromagnética, e sim, energia elétrica combinada com magnetos potentes de neodímio. O magneto serve para estimular os pontos de acupuntura e facilitar a passagem de corrente elétrica pela pele. Afinal, o Hai-hua utiliza água como condutor de eletricidade.
Estudos recentes mostram seus efeitos no tratamento para dores, os resultados costumam ser rápidos e eficazes, inclusive nas doenças crônicas.
Dr. Rodrigo Moretti
Consultor Científico Veterinário – HTM VET