A técnica ILIB (Intravascular Laser Irradiation of Blood) é uma fototerapia sistêmica que consiste na irradiação do sangue de maneira intravenosa, transcutânea ou transdérmica, com laser de baixa potência.
Atualmente a técnica é conhecida por diversos nomes como: Intravenous Laser Irradiantion of Blood (ILIB), Laser Irradiation of Blood ou Irradiação Extravascular do Sangue (ELIB).
A técnica surgiu na Rússia, e consiste na introdução de uma fibra óptica no comprimento de onda de 632,8 nm, de tal modo a promover a irradiação de todo sangue circulante do organismo. Pesquisadores chineses e brasileiros, após estudos, adaptaram a técnica de tal modo que a irradiação do sangue passou para transdérmica ou transcutânea, com Laser 660 nm sendo, assim, menos invasiva.
A irradiação sistêmica promove ações interessantes no organismo, como: ação antioxidante; incremento da oxigenação sanguínea e consequentemente dos órgãos e tecidos; promove imunomodulação; melhora os índices sanguíneos, a qualidade do sono; gera sensação de relaxamento e bem estar.
Esta técnica transdérmica ou transcutânea ou ILIB modificado tem efeito antioxidante pela ativação da Superóxido Dismutase (SOD), responsável pela inativação das EROs. Sendo assim, uma técnica anti-ageing.
O incremento da oxigenação sistêmica ocorre pela interação da luz com as células sanguíneas, de tal modo a promover a dissociação do NO da hemoglobina permitindo o carreamento de mais moléculas O2.
Este mecanismo também promove vasodilatação, polarização dos componentes do sangue e alteração da reologia das hemácias. Orquestrando desta maneira a fluidez do sangue mais ao centro do endotélio, o que resulta em um aumento do fluxo sanguíneo sistemicamente.
Outros efeitos obtidos pelo uso desta técnica é a modulação da produção de prostaglandinas e anti-agregação plaquetária; modulação da dor e estímulo de serotonina, gerando bem-estar. Também, aprimora a cascata de ácido araquidônico e leucotrienos, modulando o processo inflamatório resultando em efeito anti-inflamatório sistêmico.
Contudo, devemos tomar alguns cuidados para aplicação desta técnica fotobiomoduladora. Ela é contra indicada em pacientes com cardiopatias descompensadas e hipotensão; pacientes com anemias severas, em estado gestacional ou que apresentem formações tumorais.
Na HTM VET você encontra equipamentos e acessórios específicos para a prática dessa técnica de fotobiomodulação.
A caneta de laser vermelho com comprimento de onda de 658nm e 180 mW de potência é a mais indicada para técnica. Além disso, contamos com a pulseira desenvolvida exclusivamente para prática de técnica em seu animal.
Ainda tem dúvidas quanto à técnica e aplicação da terapia? Entre em contato conosco! Será um prazer te ajudar.
Profa . Dra. Antonieta Marques Caldeira Zabeu, médica veterinária