A Eletroestimulação é uma das técnicas mais antigas na fisioterapia e reabilitação. É capaz de proporcionar analgesia, fortalecimento e ganho de massa muscular, permeação de ativos, entre outras indicações.
Na Medicina Veterinária de grandes animais, em especial nos equinos, a eletroestimulação tem um papel fundamental na recuperação dos animais.
Umas das correntes mais utilizadas para controle da dor nos cavalos é a TENS (Transcutaneous Eletrical Nervous Stimulation), que na tradução significa (Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea).
A corrente TENS, é uma corrente elétrica com forma de onda bifásica assimétrica e balanceada que pode ser aplicada por longos períodos por não apresentar efeitos eletrolíticos indesejáveis. Além disso, é de baixa intensidade, com frequências de 0 a 200Hz.
A TENS é definida especificamente como a aplicação de corrente elétrica pulsada na superfície da pele com a finalidade de modular a dor ou aliviar a dor (BÉLANGER, 2012).
Segundo Hummel e Vicente (2019), se há dor estabelecida ou é um quadro agudo inicial com inflamação, evidentemente o TENS é a melhor opção.
Os Eletroestimuladores da HTM VET possuem a corrente TENS em sua programação, além de contarem também com protocolos específicos para essa corrente.
Outra característica muito interessante dos eletroestimuladores da HTM VET, é que possuem versões com bateria, para facilitar o dia a dia dos profissionais que trabalham a campo ou volante.
Dr. Rodrigo Moretti
Consultor Científico Veterinário – HTM VET